quinta-feira, 29 de novembro de 2012

Criando relatório no Reporting Services

Boa noite, depois de muitas palestras sobre SQL Server nesses dois dias, vamos voltar com os posts sobre BI no Sharepoint 2013. Hoje vamos criar um relatório no Reporting Services 2012.

Hoje, temos duas ferramentas para a criação de relatórios, o SQL Server Data Tools, que vem junto com a instalação do SQL Server 2012, onde trabalhamos em um ambiente do Visual Studio 2010, e temos o
Reporting Builder 3 (você pode baixa-lo neste link), uma ferramenta para relatórios AD-HOC, com a cara do Office, ideal para criação de relatórios pelos usuários finais e até mesmo pela área técnica.


Abra o SQL Server Data Tools e clique em New Project...





Selecione o template de Reporting Services, neste exemplo, vou criar o relatório manualmente para já começar a mostrar algumas opções da ferramenta, mas fique à vontade para criar o seu no Wizard.




Clique na pasta Reports com o botão direito do mouse e selecione as opções Add -> New Item...




Selecione a opção Report.




Vamos começar criando uma conexão para o banco de dados OLAP. Perceba que temos no lado direito a aba Solution Explorer, onde criamos o relatório, temos também a opção de criar conexões e consultas que podem ficar armazenadas e podem ser utilizadas por diversos relatórios. Com isso, podemos reaproveitar esses objetos, e para dar manutenção, temos que configurar somente esses objetos. Em um ambiente com poucos relatórios é bem tranquilo gerenciar conexões e dados encapsulados, agora, isso muda drasticamente em ambientes com dezenas, centenas de relatórios.


Na aba Report Data, clique com o botão direito em Data Source e Add Data Source...





Estamos criando um data source encapsulado (Embedded connection) no relatório, então defina o nome da conexão, selecione o tipo Microsoft SQL Server Analysis Services e clique no botão Edit... 




Entre com o nome do servidor e selecione o cubo desejado.



Clicando em Test Connection, você confirma se a conexão está ok.




Na opção Credential, você pode definir qual o usuário que a conexão utilizará para se conectar ao base de dados.




Agora vamos criar a camada de dados, clique em Datasets e Add Dataset...




Entre com um nome para o dataset, selecione a opção Use a dataset embedded in my report, selecione o data source criado a pouco e clique em Query Designer...




Aqui, podemos expandir as informações de medidas e dimensões e arrastar os campos desejados. Arraste para o centro da janela os seguintes campos:
                Measures:
 Internet Sales - Internet Total Product Cost e Internet Sales Amount
                Dimensions:
                               Date -   Calendar - Calendar Year
                               Sales Territory - Sales Territory Country




Na aba fields, na coluna field Name, altere os nomes para as colunas para uma melhor visualização. Não vou trabalhar agora com filtros e paramêtros.




Agora, na aba Toolbox, vamos arrastar uma Matrix para o corpo do relatório. Você pode também clicar com o botão direito do mouse no corpo do relatório e selecione a opção insert.




Arraste os campos do Dataset criado para as células da Matriz. Note que podemos utilizar a barra de ferramentas como se estivéssemos utilizando um documento de Word ou Excel.




Agora vamos adicionar uma linha logo abaixo da célula com os dados de Ano. Vamos deixar essa linha dentro do agrupamento Year.




Agora, vamos criar uma nova coluna dentro do grupo Year na linha que acabamos de criar.



Clicando duas vezes na primeira célula do grupo year, vamos habilitar a opção de escrita na célula, igual ao que ocorre na planilha de Excel, clique com o botão direito e selecione a opção Create Placeholder.



Defina o nome e clique na opção de criar uma expressão para o valor.




ntre com a seguinte expressão: =sum(Fields!Sales_Amount.Value) - sum(Fields!Total_Product_Cost.Value) . Só para lembrar, se você definiu nomes diferentes nos campos do dataset, você tem que adequar a expressão como os nomes que vocês escolheram para as colunas. Você pode conferir os nomes na categoria Fields.


Na aba Number, como estamos trabalhando com valores em dólar americano, vamos configurar a categoria para Currency, e defina as opções de visualização que você preferir na hora de mostrar esta informação no relatório.





Repita os passos para criar o Placeholder na segunda coluna criada no grupo Year. Vamos criar agora a informação de % do profit. Perceba que agora, não estamos tomando o cuidado para que não haja divisão por 0. A expressão é: =sum(Fields!Total_Product_Cost.Value) / sum(Fields!Sales_Amount.Value) .




Agora selecione a categoria Percentage na aba Number e clique em Ok.




Para melhorar um pouco a visualização, vamos mesclar o label Country. É só selecionar as duas células e clicar com o botão direito do mouse sobre a seleção.




Agora com a célula mesclada selecionada, vá na aba Properties (F4), na seção Alignment, na opção VerticalAlign, selecione Middle.





Agora, como na planilha de Excel, podemos alterar a cor de fundo das células, das bordas. Aqui, vamos alterar a cor de alguns campos. 




Para deixar a brincadeira mais interessante, vamos adicionar um indicador ao relatório. Crie uma nova coluna no grupo Year, e arraste o indicador para a célula.



Selecione a forma de indicador desejado.


Agora, clique sobre o indicador, e vamos definir o valor a ser medido pelo indicador.



Vamos utilizar a mesma expressão utilizada para definir o campo %.




Agora, vamos editar as métricas do indicador, clique no ícone de propriedades.




Entre com um nome para o indicador, caso queira configurar o ToolTip, lembre-se que o valor a ser mostrado deve ser convertido para string.




Na opção Value and States, podemos definir os valores de range do indicador. Só para lembrar que quando definimos a opção percentage na configuração do Placeholder, ele pega o valor retornado e multiplica por 100 concatenando o valor com o sinal de %. Aqui, estamos trabalhando com valores decimais.




Clicando com o botão do mouse na tela do relatório, podemos adicionar um cabeçalho no relatório, útil quando temos que configurar informações que tem que aparecer em todas as páginas do relatório.




Adicione um textbox no Header, e entre com um título para o relatório.


Clicando na aba Preview, você pode visualizar o relatório.

Com isso, temos nosso primeiro relatório pronto. O próximo post, vamos publica-lo no site de Business Intelligence do SharePoint 2013.

Boa Noite Pessoal!







2 comentários:

  1. Seus tutoriais tem me ajudado muito. Parabéns e muito obrigada por compartilhar seu conhecimento. É bem didático e fácil de pegar.

    ResponderExcluir